Biometria Facial
Biometria
Facial
A tecnologia que traz mais segurança
A Biometria Facial trata-se da tecnologia que registra e codifica essas informações, determinando a identidade a partir da análise do rosto.
Como cada pessoa tem as suas características de forma única, esse sistema permite a autenticidade de forma rápida e prática nos mais diversos segmentos, desde o entretenimento até a segurança.
Na face, identificamos cerca de 80 pontos nodais usados para medir variáveis. Seja o comprimento ou a largura do nariz, seja a distância precisa entre os olhos, seja a espessura do lábio, a captação dessas características contribui para identificação e validação da impressão facial.
Mas como funciona a Biometria Facial no momento de análise? O que a tecnologia faz é um mapeamento de vários pontos do rosto humano, utilizando algoritmos matemáticos. Esses pontos são chamados de pontos nodais. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana.
Entre as características que são analisadas pelo sistema estão:
- Distâncias (do nariz aos olhos; da boca ao queixo e etc);
- Marcas e cicatrizes;
- Contorno da face;
- Formato da extremidade da face
A partir do mapeamento desses pontos, forma-se uma imagem tridimensional que é transformada em uma sequência de números que o sistema armazena e reconhece. Essas informações geram uma espécie de “identidade facial”, que posteriormente é comparada com os dados presentes em bancos de dados.
Através da comparação dessas informações, o sistema determina o nível de similaridade entre o rosto avaliado e a imagem existente.
Atualmente o nível de precisão desse sistema é altíssimo. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA indicou que entre 2014 e 2018 a exatidão da biometria passou de 96% para 99,8%.



