A Corrupção é sempre um assunto que chama muito atenção em todos os meios e muita gente se pergunta se os condomínios estão livres destes crimes.

A corrupção se torna algo tão comum dentro dos condomínios, que quando descobrimos muitas vezes não se toma nenhum tipo de atitude, deixando o corrupto e o corruptor tranquilo para novamente cometer o crime sem nenhum tipo de prejuízo.
Os prejuízos causados pelas corrupções nos condomínios são inúmeros, tais como favorecimento, preços acima do normal e falhas em áreas essências, fazendo vista grossa para o corruptor.
É, podemos dizer que a corrupção já está institucionalizada em muitos condomínios e associações por todos lados, chega até ser difícil de se falar nisso pois muitos não querem tocar no assunto. Todos já ouvimos falar em algo estranho que aconteceu no seu condomínio ou associação, muitas vezes pensamos melhor deixar pra lá.
Porém temos que lembrar que se você é morador ou proprietário, será prejudicado pela corrupção, pois você está sendo lesado os investimentos e melhorias que poderiam ser aplicados no seu bem estar estão sendo desviados.
Sobre está questão do deixa pra lá, devemos lembrar que a corrupção é crime previsto no código penal Brasileiro, (Pratica o crime de corrupção ativa (art. 333 do Código Penal), aquele que oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público como forma de determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato que seria seu de ofício.
Então devemos denunciar e responsabilizar os envolvidos para que paguem pelos prejuízos causados e não voltem a cometer o mesmo erro.
Inclusive adotar medidas judicias que cobrem os danos causados após a apuração e a compensação dos prejuízos causados.
Há casos em que os corruptos fazem de tudo para se manter à frente da administração do condomínio o que se torna um trauma para os condôminos e associados, pois, a dificuldade de a renuncia ou demissão do mesmo são processos imensamente desgastante para todos.
Há casos em que a única saída é procura a justiça para a solução da questão.
A recomendação é que caso encontre vestígios de corrupção no condomínio ou associação procure pessoas bem intencionadas que ajudem e se possível procure a justiça para que este seja responsabilizado por seus erros.
Uma saída será contratar um advogado para a avaliação em caso de processo judicial.

Escrita por Ricardo Lopes - Gestor Fox Quality